Testes Genéticos são úteis no tratamento psiquiátrico?

Testes Genéticos

Testes Genéticos são úteis no tratamento psiquiátrico?

Os testes genéticos são uma ferramenta controversa no meio acadêmico sendo que muitos profissionais seguem o princípio que não existe comprovação científica para que sejam usados no dia a dia de um médico psiquiatra. Sabemos que existem muitos laboratórios que podem trazer resultados um tanto confusos e perigosos quando citam vários medicamentos colocando ao lado se o paciente pode ou não usar tal fármaco sendo que não é dessa forma que um teste deve ser avaliado.

Hoje, existe uma gama de gens responsáveis pela transcrição de estruturas fundamentais para que os medicamentos sejam transportados pelo nossos organismo, depois absorvidos e eliminados pelo organismo. Existem pessoas que apresentam pequenas alterações nesses gens que podem modificar sua absorção e até diminuir muito o efeito de alguns medicamentos. Em outros casos, geralmente quando o paciente não apresenta nenhum efeito terapêutico com vários medicamentos mesmo em doses elevadas, esse provavelmente deve ter uma alteração genética em uma estrutura responsável pela metabolização desses fármacos que passa a ser tão rápida que não há tempo que ele exerça seu efeito terapêutico.

De qualquer forma os testes genéticos não são indicados para todos pacientes. Apenas naqueles com históricos arrastados de sintomatologia psiquiátrica com baixa resposta aos medicamentos disponíveis atualmente. Ou mesmo aqueles que possuem muitos efeitos colaterais mesmo em doses muito baixas de quase todos medicamentos até porque existem alterações genéticas descritas que podem ser a origem desse organismo responder de forma tão atípica a um medicamento.

Assim, quando bem indicados o teste genético é uma ferramenta valiosa dentro da clínica psiquiátrica.

Dra Teresa Cristina G. Schaidhauer

Médica Psiquiatra CRM-SC16603 RQE8505